Tudo sobre o ténis de mesa
Se é apreciador de desportos de raquete que permitam uma agradável competição e convívio entre amigos e conhecidos, o ténis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, poderá ser uma ótima escolha para si. Saiba tudo sobre esta modalidade desportiva e dedique-se a um dos desportos mais populares do mundo.
A história do ténis de mesa
O ténis de mesa, também conhecido como pingue-pongue ou mesatenismo, foi inventado no Reino Unido, mais concretamente em Inglaterra, no século XIX. No momento da sua criação, ficou conhecido como ping pong, mas quando se tornou marca registada passou a designar-se como ténis-de-mesa. O termo pingue-pongue só é usado quando o jogo é praticado para fins recreativos.
Este desporto é um dos mais populares do mundo no que diz respeito ao número de praticantes, tendo sido recentemente eleito modalidade olímpica. Por outro lado, também é conhecido por ser o desporto com o tipo de bola mais rápida do mundo e o que mais produz efeito de rotação na bola.
Os materiais usados no ténis de mesa
A mesa
A mesa usada na prática da modalidade é conhecida como a superfície de jogo e esta deve ser sempre retangular: com 2,74 metros de comprimento, 1,52 metros de largura e 0,76 metros de altura.
Em relação ao material usado para o fabrico da mesa, este deve produzir na bola um efeito uniforme de aproximadamente 23 centímetros quando a bola é lançada verticalmente a 30 centímetros da mesa. Normalmente, a mesa é de cores escuras contornada por linhas brancas de dois centímetros de espessura. A mesa fica dividida ao meio por uma linha central que separa a mesa em duas partes iguais, constituindo a parte da mesa respeitante a cada jogador quando o jogo é feito em pares.
A rede
A rede usada no ténis de mesa encontra-se fixada ao centro e deve ter 15,25 centímetros de altura de distância em relação à mesa.
A bola
A bola usada no ténis de mesa é muito leve e frágil. Pesa aproximadamente 3 gramas e é feita a partir de celuloide ou de uma outra substância semelhante. Normalmente, a cor é branca, mas também pode ser laranja.
A raquete
A raquete poderá ter qualquer tamanho, forma e peso, desde que a lâmina (parte onde bate a bola) seja plana e rígida. As raquetes são constituídas por 85% de madeira natural, sendo que a zona onde entra em contato com a bola está revestida por uma borracha que ajuda a conferir efeito nas jogadas.
Apesar da raquete poder apresentar diferentes tamanhos e pesos, a cor da borracha que cobre a lâmina tem de ser obrigatoriamente de cor fosca vermelho-vivo de um lado e preto do outro.
Antes da realização de um jogo, as raquetes são examinadas pelo árbitro e só podem ser trocadas com autorização do mesmo.
As luzes
A iluminação que é usada num jogo de ténis de mesa deve ser artificial de forma a não encadear os jogadores durante a realização da partida.
A roupa
A roupa e o calçado utilizados nesta modalidade devem permitir grande amplitude de movimentos, sendo que o calçado deverá ter uma boa adesão ao chão para que o jogador não escorregue nas suas próprias movimentações.
Os objetivos do ténis de mesa
À semelhança do ténis profissional, o ténis de mesa é um jogo que pode ser disputado em termos individuais e/ou em pares, com pequenas alterações às regras. O objetivo principal do jogo passa por conquistar pontos ao adversário, ganhando sets ímpares, isto é, uma disputa entre o melhor de sets. O jogador ou par que vencer três ou cinco sets, ganha a partida. Para vencer, é necessário que o jogador atinja 11 pontos ou, em caso de empate a 10 por exemplo, distanciar-se dois pontos do seu oponente.
Como jogar ténis de mesa
Durante o jogo, a bola deverá ser lançada na vertical e o jogador deverá rebatê-la de modo a tocar o seu lado da mesa e, em seguida, no campo do adversário passando por cima da rede. No caso de um jogo em duplas, é necessário que a bola toque no lado direito da mesa do jogador que bate a bola e em seguida no lado direito do jogador adversário.
As principais regras do ténis de mesa
- Cada jogo de ténis de mesa pode ser disputado em qualquer número de sets ímpares, como por exemplo à melhor de três ou de cinco
- Nenhum jogador está autorizado a tocar na rede e na mesa de jogo. Por outro lado, a bola nunca poderá bater na parte de madeira da raquete
- No caso do jogo ser em pares, os jogadores da mesma equipa devem ir alternando entre eles a receção das bolas
- Caso se dê empate e a partida seja decidida na negra (na derradeira), os jogadores são obrigados a mudar de campo
Os pontos não válidos
Existem alguns pontos que são considerados como não válidos. São eles:
- Erro no serviço
- Erro na resposta ao serviço
- Tocar na bola duas vezes seguidas
- Bater na bola com a parte de madeira da raquete
- Movimentar a mesa durante o jogo
- Tocar na mesa com a mão livre
O ténis de mesa é, sem dúvida um desporto extraordinário que exige muita rapidez e agilidade. Nesse sentido, é fundamental que os seus praticantes estejam numa ótima condição física de modo a que os seus reflexos sejam rápidos e apurados. Só assim é conseguirão obter uma excelente performance na partida.