História do futebol

Estátua de jogador de futebol

Alguma vez se questionou sobre como é que o futebol apareceu na sua vida? Quando e onde este jogo surgiu? Porque é que tantas pessoas no mundo são fanáticas por este jogo? Quase todas as culturas têm referências acerca da história do futebol.

A origem do futebol pode ser encontrada em todos os cantos do mundo e em toda a história. A História do Futebol Chinês, Japonês, Italiano, Grécia Antiga, Persas, Vikings e muitos mais participavam num jogo com uma bola, muito antes da nossa era. Os Chineses participavam em encontros de “futebol” há 3.000 anos. Na Grécia e Roma antiga usavam os encontros de futebol para por em forma os guerreiros para as batalhas. Na América Central e do Sul emergia um jogo chamado “Tlatchi”.

Mas foi na Inglaterra que o futebol começou realmente a tomar forma. Tudo começou na Inglaterra em 1863, quando 2 associações de futebol (a associação de futebol e a associação de rugby) se dividiram em percursos diferentes. Assim, a primeira Associação de Futebol foi fundada em Inglaterra.

Em Outubro de 1963, onze clubes e escolas de Londres enviaram os seus representantes à taverna Freemason’s. Estes representantes foram com o intuito de clarificar a desorganização através do estabelecimento de regras, aceitar História do Futebol – “Rugbieavel” para todas as partes, para arbitrar os encontros entre eles. Esta reunião marcou o nascimento da Associação de Futebol. A eterna discussão respeitante a pontapear o queixo, rasteiras e transportar a bola com a mão foram debatidas exaustivamente e reuniões subsequentes até que no dia 8 de Dezembro os fervorosos apoiantes do estilo Rugby abandonaram definitivamente as reuniões. De qualquer modo eles eram a minoria. Eles não queriam participar num jogo que proibia rasteirar, pontapear no queixo e transportar a bola com a mão. Tinha-se chegado a um ponto onde os ideais já não eram compatíveis. Em 8 de Dezembro de 1863, o futebol e o rugby finalmente dividem-se. Esta divisão tornou-se totalmente irreconciliável, seis anos após quando uma provisão foi incluída nas regras do futebol proibindo qualquer mão na bola (não só transportá-la).

História do futebol – Associação de Futebol

Apenas seis anos após a sua fundação, A Associação de Futebol já contava com 50 clubes membros. A primeira competição de futebol no mundo começou nesse mesmo ano – a FA Cup (equivalente à nossa Taça de Portugal), a qual precedeu por 17 anos a League Championship (equivalente à nossa actual Superliga Bwin).

Começaram a disputar-se encontros internacionais na Grã-Bretanha mesmo antes de o futebol começar a ser ouvido na Europa. O primeiro encontro ocorreu em 1872 e colocou frente-a-frente a Inglaterra e a Escócia. Este aumento súbito de futebol organizado e de multidões de espectadores originando determinados problemas que os outros países só muito mais tarde é que se viram confrontados. O profissionalismo foi um deles. As primeiras movimentações neste sentido ocorreram em 1879, quando Darwin, um pequeno clube de Lancashire, conseguiu empatar duas vezes para a FA Cup contra Old Estonians uma equipa supostamente invencível, antes da famosa equipa de amadores de Londres finalmente conseguir esgueirar-se para a final à terceira tentativa. Dois jogadores da Darwin, os escoceses John Love e Fergus Suter, são tidos como os primeiros jogadores de sempre a serem remunerados pelos seus talentos futebolísticos. Esta prática cresceu rapidamente e a Associação de Futebol viu-se obrigada a legalizar o futebol profissional em 1888. Este acontecimento precedeu em quatro anos exactos a criação de qualquer associação nacional fora da Grã-Bretanha (a saber, na Holanda e da Dinamarca).

Depois da Federação Inglesa de Futebol, as mais antigas são a Federação Escocesa de Futebol (1873), a Galesa (1875) e a Irlandesa (1880). Estritamente falando, aquando do primeiro jogo internacional, a Inglaterra não tinha nenhuma outra Federação que defrontar. Quando a 30 de Novembro de 1872 a Escócia jogou contra a Inglaterra em Glasgow, nem sequer existia a Federação Escocesa de Futebol – só viria a ser fundada três meses depois. A equipa Inglesa que jogou nesse dia era na verdade o clube Escocês mais antigo, o Queen’s Park.

A propagação do futebol fora da Inglaterra, deu-se principalmente devido à influência Britânica no estrangeiro, começou vagarosamente mas rapidamente se propagou para todas as partes do mundo. Os seguintes países a formarem Federações de Futebol depois da Holanda e da Dinamarca em 1889 foram a Nova Zelândia (1891), Argentina (1893), Chile (1895), Suiça, Bélgica (1895), Itália (1890), Alemanha, Uruguai (ambos em 1900), Hungria (1901) e a Finlândia (1901). Quando a FIFA foi fundada em Paris em Maio de 1904 tinha sete membros fundadores: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha (representada pelo Madrid FC), Suécia e Suiça. A Federação Alemã de Futebol comunicou no mesmo dia a intenção de se juntar.

História do Futebol – FIFA

Esta comunidade do futebol internacional cresceu de forma estável, apesar de que por vezes deparou-se com alguns obstáculos e retrocessos. Em 1912, 21 Federações Nacionais já se encontrava afiliadas na Federação Internacional de Federações de Futebol (FIFA – Fédération Internationale de Football Association). Em 1925, o número tinha aumentado para 36 em 1930 – o ano do primeiro Campeonato do Mundo – eram 41, em 1938, 51 em 1950, depois do intervalo provocado pela Segunda Guerra Mundial, o número tinha alcançado os 73. Presentemente, depois do Congresso Ordinário da FIFA, a FIFA tinha 204 membros em todos os cantos do mundo.

Desporto: 
A sua votação: