O que é o voleibol e como pode ser jogado

O voleibol é um desporto que foi inventado no ano de 1895, nos Estados Unidos da América (EUA). Trata-se de uma modalidade desportiva extraordinária que foi criada com o intuito de não existir contato físico entre os atletas de modo a evitar o aparecimento de lesões. Nesse sentido, saiba o que é o voleibol e como pode ser jogado e conheça um dos desportos mais populares do mundo.

A prática do voleibol

O voleibol é um desporto que exige a participação de 12 atletas de campo, divididos em duas equipas de seis jogadores. O jogo começa com uma das equipas a servir, lançando a bola de jogo para o campo do adversário. Depois do serviço efetuado, a equipa que recebe a bola pode dar até três toques na respetiva, sempre com jogadores diferentes, e lançar novamente a bola para o outro lado do campo, onde joga a outra equipa. É declarado ponto quando uma equipa dá mais de três toques na bola, quando esta vai à rede, sai do recinto de jogo ou quando toca no chão do meio-campo defendido de uma determinada equipa.

O jogo do voleibol

À semelhança do ténis, uma partida de voleibol pode ter até cinco jogos (sets) e ganha quem conseguir conquistar três deles. Cada set é jogado até aos 25 pontos, mas, no caso de ficar empatado a 24, só termina quando uma equipa consegue adquirir uma vantagem de dois pontos. Se cada equipa ganhar dois sets, a partida será definida no quinto set, também conhecido como “tie-break”, quando uma das equipas chegar aos 15 pontos ou acima dessa pontuação mas com dois pontos de diferença.

Dimensões de um campo de voleibol

  • O campo de voleibol é retangular e mede cerca de 18 x 9 metros
  • O recinto de jogo é dividido por uma linha central que separa os dois campos de 9 metros
  • Existe uma linha de três metros na direção do campo à rede para os dois lados. A distância desta para a linha de fundo é de seis metros
  • A rede no voleibol masculino tem uma altura de 2,43 metros, ao passo que no voleibol feminino apresenta uma altura de 2,24 metros
  • A bola que é utilizada no voleibol é diferente da que é usada no futebol ou no basquetebol. Ela deve ter aproximadamente 65 centímetros de circunferência e 270 gramas de peso

Equipamento necessário para a prática do voleibol

  • Campo polidesportivo ou ginásio com as dimensões mais apropriadas
  • Redes e postes para a separação dos dois campos
  • 12 jogadores de campo
  • Bola de voleibol
  • Camisola e calção desportivo
  • Ténis
  • Equipamentos de proteção, como joelheiras, cotoveleiras, entre outros

O papel do líbero

No voleibol moderno, existe um elemento muito importante que se destaca dos demais: o líbero. Esta posição surgiu em 1998 com o intuito de tornar o jogo mais atraente e para que as disputas de pontos fossem mais renhidas e prolongadas. O líbero é um jogador que é especialista nos processos defensivos de uma equipa e é uma pedra basilar na sua estratégia de jogo. Ele não pode ser o capitão de equipa, bloquear, nem atacar e se fizer algum levantamento acima da cabeça, deve fazê-lo atrás da linha dos três metros. A cor do seu equipamento é diferente da dos demais para que as suas ações sejam mais facilmente identificadas.

As principais competições de voleibol

Atualmente, existem dezenas de competições de voleibol em toda a parte. Porém, os Jogos Olímpicos são a competição mais importante, apesar dos campeonatos nacionais terem o seu próprio calendário.

O Campeonato Mundial de Voleibol ocorre a cada quatro anos e a primeira edição aconteceu em 1949. A Taça do Mundo também se realiza a cada quatro anos desde 1965. Por outro lado, a Liga Mundial e o Gran Prix, ambos surgidos nos anos 90, são eventos que são disputados todos os anos.

A organização dos eventos cabe à Federação Internacional de Voleibol (FIVB), com sede na cidade de Lausanne na Suíça, embora tenha sido fundada na cidade de Paris, em França, no ano de 1947.

Como começar a jogar voleibol

Todos os interessados podem começar a praticar este desporto. Para o fazerem, basta encontrar uma superfície plana, com tamanho adequado, onde se consiga de alguma forma demarcar o recinto de jogo e fixar uma rede no meio. O local escolhido para a prática da modalidade pode ser em terra, na areia, no relvado ou no cimento e se não encontrar 12 atletas disponíveis pode ser praticado com menos jogadores, à semelhança do voleibol de praia.

 

Desporto: 
A sua votação: