Tudo sobre basebol

Jogador basebol

Quando se pensa em basebol, pensa-se nos EUA é verdade, mas hoje em dia este desporto já galgou as fronteiras norte-americanas e proliferou-se pelo planeta. O basebol sendo mundialmente conhecido é mundialmente praticado.
Deixo aqui a receita sobre este “não tão conhecido” desporto: Prepare um bom pedaço fresco de perícia; Junte precisão, agilidade, velocidade de movimentos e uma bola de couro (do tamanho de uma de ténis) num alguidar e bata, lentamente, com um taco cilíndrico de madeira com cerca de 80 cm. Acrescente ainda uma multidão de pessoas a fervilhar. Leve ao forno para aquecer de emoção e no fim polvilhe com competitividade e sensação. Coma bem quente e bom apetite!

Deixando a culinária à parte apresento aqui a essência deste desporto, ou seja, tudo o que envolve este desporto “desconhecido”.

Breve história

Subsistem várias dúvidas acerca da origem deste desporto. Alguns historiadores pensam que o foram os colonos ingleses, em 1700, que levaram para os EUA o jogo chamado rounders, jogo este que se desenrolava com regras muito semelhantes à do basebol.

Outras teorias apontam para Abner Doubleday, como sendo o inventor do basebol, em 1839, em New York. Esta a mais credível e sustentada.

Em 1845 surge o primeiro clube de basebol “"Knickerbocker Base Ball Club of New York”, criado por um bombeiro de N.Y. seu nome Alexander Cartwright. Cartwright desenvolveu também as 20 principais regras deste desporto.

Em 1871 é fundada a Associação Nacional de Beisebol Profissional. E em 1876 é fundada a “National League Professional Base Ball Clubs”, a primeira liga de clubes profissionais com oito clubes.

Paralelamente os clubes da Major League Baseball formam ligas menores (“Minor Leagues”). Aparecem também as ligas semi-profissionais e ligas amadoras, e a “Negro League”. Em 1947, pela primeira vez, um negro americano, Jackie Robinson, assina contrato profissional (com os Brooklin Dodgers).

O basebol assume, pela primeira vez, o estatuto olímpico, em Barcelona 1992. Cuba vence!

A Bola, O Taco, As Luvas e O Campo

A bola de basebol é bastante dura para melhor absorver as pancadas que leva.
A vida útil de uma bola de basebol, em média, numa partida profissional é de sete lançamentos. Nos campeonatos oficiais dos EUA, são utilizadas 600 mil bolas por ano.
A camada externa é feita de couro, costurada com linha de algodão. No seu interior contém bastante algodão, bem como, borracha natural. Um arremessador (pitcher) pode lançar uma bola a cerca de 90 km/h.

O taco tem um formato cilíndrico e pode ser feito de alumínio (amadores) ou madeira (profissionais). Actualmente, a tendência é generalizar a utilização dos tacos de madeira nas ligas de elite, uma vez que esses são os tacos homologados para todas as grandes competições internacionais de seniores.
Um taco pesa entre 850 gramas e um quilo, tem tamanho máximo de 1,06 metros (o padrão é 81,3 e 81,9 cm) e diâmetro de sete centímetros na extremidade mais grossa.

As luvas são utilizadas, principalmente, pela equipa que defende. Têm de ser bem revestidas para absorver o impacto da bola.
Luvas de basebol são feitas de couro, que é costurado com linhas feitas de fibras poliméricas, tais como algodão, náilon e poliésteres.

O campo tem um design peculiar, com um traçado alusivo ao do diamante. O campo de basebol é composto por uma área principal com a forma aproximada de um quarto de círculo (fair zone), e uma secundária chamada de zona morta (foul line). A área principal, por sua vez, é dividida em duas partes que são o diamante (diamond ou infield) e o relvado (outfield).
O diamante é um quadrado de 27,4 metros de lado onde em cada vértice se encontra uma base. O vértice mais importante e que está localizado no que seria o centro do círculo, recebe o nome de prato da casa ou base da casa (home plate). É neste vértice que a jogada se inicia e onde são conquistados os pontos quando o jogador de ataque, depois de sair deste ponto e passar pelos outros três vértices, consegue voltar.
Estes outros vértices são baptizados (no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio) como primeira, segunda e terceira bases (first, second e third base) e são os locais onde ocorrem as jogadas mais emocionantes. Quase no centro geométrico do diamante (a 18,4 metros da base da casa) existe uma pequena elevação de onde o arremessador faz os seus lançamentos. O relvado é obtido pelo prolongamento de dois lados do quadrado, a partir do prato da casa, por pelo menos 50 metros além das primeira e terceira bases, formando assim o resto do quarto de círculo citado anteriormente.
É importante observar que a limitação do relvado se refere apenas à actuação dos jogadores pois a bola batida para além deste limite (internamente aos prolongamentos do quadrado) é uma das jogadas mais esperadas por todos.
A zona morta é a área do campo atrás da base da casa e entre as laterais e a arquibancada.

Regras

Aqui vão as mais importantes:

  1. Cada equipa ataca e defende alternadamente. A equipe que defende, entra em campo com nove jogadores. A que ataca, logo de início, conta com apenas um, o batedor;
  2. No basebol não há relógio para contar o tempo de jogo. O jogo é formado por nove partidas (innings);
  3. A equipa visitante tem o direito de começar o ataque. A troca acontece quando a equipa que está a defender consegue eliminar três atacantes adversários (batedores e/ou corredores). Corredores são os batedores que, depois de baterem na bola correm para as bases;
  4. Uma equipa consegue anotar uma corrida quando um corredor consegue percorrer o diamante formado pelas quatro bases. O batedor corre até que um defensor consiga lançar a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto às bases;
  5. Também se ganha uma partida quando o batedor manda a bola, de forma válida, para fora do campo de jogo (home run). Se houver corredores nas bases, eles também pontuam;
  6. Um batedor é eliminado quando o arremessador lança três bolas correctamente e ele não as consegue bater. Igualmente, quando um dos defensores agarra a bola batida antes de ela cair no chão; quando os defensores conseguem fazer chegar à base em disputa a bola, antes do atacante; ou quando um defensor toca no atacante com a bola antes que ele alcance uma base.

Basebol em Portugal e no Mundo

O basebol começou a ter expressão em Portugal a partir dos finais dos anos 80 devido à influência norte-americana.

A Federação Portuguesa de Basebol e Softbol (F.P.B.S.), que, tem desenvolvido todo um esforço organizativo interno, de enquadramento e formação de praticantes, clubes, núcleos escolares, treinadores e árbitros. Tem, também, orientado a sua acção no sentido de responder às exigências do novo quadro legislativo, tendo adquirido em 1997 o estatuto de utilidade pública desportiva.

Em 22 de Julho de 2006 foi inaugurado o primeiro campo oficial de Basebol, na cidade de Abrantes.

As primeiras ligas profissionais de basebol começaram a surgir, por todo o mundo, nos anos de intervalo entre as Grandes Guerras Mundiais. Assim, surgiu na Holanda em 1922, na Austrália, em 1934, no Japão, em 1936 e em Porto Rico, em 1938.
Depois da Segunda Guerra Mundial foram criadas as ligas na Venezuela em 1945, na Itália, em 1948, no México, em 1945, na Republica Dominicana, em 1951. Na Ásia, principalmente, na Coreia, em 1982, Taiwan, em 1990 e na China em 2003, todos têm ligas profissionais.

 

Desporto: 
A sua votação: