Rugby desporto viril por excelência
É verdade! Quem não comeu a sopa toda quando era pequenino não pode praticar este desporto. São precisos músculos rijos, envergadura imponente, força bruta, potência selvagem e há uma coisa que não é preciso trazer para o rugby…o medo! Porém, o rugby é muito mais do que só agressividade, é também um desporto de táctica, endurance e inteligência. É importante decidir o que fazer à bola antes de levar com 120 kg em cima.
Fique a conhecer este desporto que é hoje o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.
Breve história
Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome), de nome William Webb Ellis, teria agarrado a bola de jogo com as mãos e corrido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823.
O Rugby só foi reconhecido como desporto pela Football Association em 1863. Football Association? Sim! O Rugby e o futebol tiveram caminhos correspondentes, sendo, portanto, uma dissidência de uma mesma forma de jogar futebol.
A Rugby League e A Rugby Union
Há no mundo dois grandes códigos de Rugby, o mundialmente difundido Rugby Union e o Rugby League.
A existência de duas versões de rugby deve-se às divergências existentes no final do século XIX no Reino Unido entre os praticantes do Rugby acerca do profissionalismo. Em 1895, aqueles que o defendiam separaram-se e fundaram uma nova associação de Rugby, criando assim o Rugby League. Hoje, ambas as versões aceitam o profissionalismo.
As diferenças básicas consistem no número de jogadores (são 13 no League), na pontuação (o try vale quatro pontos, a conversão e a penalidade valem dois pontos, e o drop goal vale um ponto) e em algumas regras básicas que diferem do Rugby Union, como no scrum, nos laterais, a ausência de rucks e na aplicação da regra play the ball (a qual não é aplicada no Rugby Union).
O Rugby League é jogado principalmente na Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia e França, mas apenas na Austrália ele é mais popular que o Rugby Union (o qual predomina em quase todo o mundo). Portugal tem uma equipa de rugby league.
O Rugby Union é a forma mais universal do jogo, sendo disputado por duas equipas de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só pára quando algum jogador necessita de cuidados médicos. O objectivo do jogo é marcar o maior número de pontos.
A Bola
Em 1892 foi adoptado o formato da bola oval.
A bola de rugby tem uma forma oval, feita de couro semelhante à bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento por entre 28 e 30cm de largura, pesa entre 410 e 460 gramas.
Originalmente, as bolas de rugby tinham um formato mais esférico, pois eram feitas com bexigas de porco. No entanto, graças à esposa do fabricante de bolas Richard Lindon, morta após contrair uma doença ao soprar uma bexiga de porco, elas passaram a ser feitas com câmaras de borracha. A maleabilidade do material usado pelo viúvo fez com que as bolas passassem a ter o formato de um ovo, quando cheias.
As bolas ovais são mais facilmente transportadas.
O Campo
O campo é de formato rectangular, como o de futebol e tem o comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em duas zonas de touch in medindo entre 10 e 22 metros de comprimento.
As Equipas
Uma equipa de rugby contém 15 jogadores titulares, e geralmente 6 reservas. As equipas são normalmente constituídas por 8 avançados (2 Pilares, 1 Tackler, 2 Saltadores, 2 Flanqueadores e 1 "nº8"), de 2 Médios (Médio de Formação e Médio de Abertura), de 5 jogadores na Linha Mais Recuada (2 Pontas, 2 Centros e 1 Arrière).
O Equipamento
No rugby é permitido usar apenas protecções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias tais como:
- Chuteiras – Utilizam-se chuteiras com pitões maiores.
- Shoulder pad – Espécie de colete com partes protegidas nos ombros e no tronco.
- Mordedura – Protecção para os dentes.
- Scrum cap – Espécie de gorro que protege o crânio, é usada geralmente apenas por jogadores que entram no scrum.
Pontuação
- Ensaio ou Try (5 pontos) – Quando um jogador consegue encostar a bola no chão na área denominada "área de validação" (depois dos postes) da equipa adversária.
- Conversão (2 pontos) – Sempre que após o ensaio, a equipa marcadora tem a possibilidade de desferir um pontapé, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. A bola é colocada a no mínimo 10 metros da goal line e na mesma linha de onde foi feito o ensaio.
- Drop Goal (3 pontos) – Durante a partida, um jogador pode desferir um chuto tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e na subida da bola chutar de imediato.
- Penalty Goal (3 pontos) – Ao sofrer uma penalidade a equipa pode optar por tentar fazer um chuto entre as traves do local onde foi cometida a penalidade.
Leis do rugby
- Início. Uma partida de rugby inicia-se com cada uma das equipas no seu respectivo lado do campo, então é dado um pontapé desferido no centro de campo com o objectivo de fazer a bola andar pelo menos 10 metros de distância, no campo adversário.
- Passe. No rugby só é possível passar a bola para trás ou para o lado, sendo que os avanços são decorrentes das corridas com posse de bola, só é possível passar para a frente com pontapés. E, só podem avançar com a bola, quando há um pontapé para a frente, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do “chutador” no momento do pontapé.
- Scrum. O scrum (formação ordenada), é uma lei muito utilizada no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 avançados das duas equipas formam uns contra os outros. O Médio de Formação da equipa que não cometeu a infracção insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipa a fim de que os jogadores da sua equipa consigam ganhar a bola.
- Laterais. Quando a bola sai das linhas de campo é efectuado o lançamento lateral. O jogador da equipa que não atirou para fora, lança a bola com as mãos para o meio de dois grupos formados por um máximo de oito jogadores de cada que tentarão agarrar a bola saltando sem disputar a bola no corpo uns com os outros. Um jogador da equipa pode erguer um companheiro no ar para que este agarre a bola.
- Mark. Quando uma equipa chuta a bola e o jogador da equipa adversária segura a bola sem ela tocar no chão ele pode pedir um mark, que consiste na possibilidade de se dar um pontapé sem ter o perigo de ser placado.
Penalidades
- Passe para frente. É marcado quando o jogador passa a bola com as mãos ao companheiro à frente da linha da equipa.
- Fora de jogo. Marcado quando no momento do ruck o jogador ultrapassa a linha da bola
- Knock-on. Quando o jogador deixa cair a bola para a frente, ocorre uma penalização chamada knock on.
- Alta placagem.
É marcada uma alta placagem quando um jogador agarra o adversário por cima dos braços podendo agarrar o pescoço ou a cabeça. A alta placagem pode ocasionar cartões amarelos ou vermelhos.
Arbitragem
No râguebi existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o árbitro de vídeo, que assiste à partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvidas ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.
O rugby em Portugal
Em 2007 foi possível assistir à estreia da Selecção Portuguesa de Râguebi (os Lobos) no Campeonato do Mundo de Râguebi, sendo de louvar o facto desta selecção ser composta, somente, por jogadores amadores. Os Lobos acabaram por perder todos os jogos, tendo sofrido 3 derrotas pesadas nos 3 primeiros jogos, mas ficaram muito perto de vencer a Roménia no último jogo, e conseguiram marcar sempre um ensaio em cada desafio. Os Portugueses também deixaram uma excelente imagem pelo seu incrível patriotismo e pela sua enorme dedicação ao jogo.
A Taça do Mundo e outras competições
O mais importante campeonato de rugby é a Taça do Mundo. A Taça do Mundo de Rugby é o principal evento entre selecções. Disputada a cada quatro anos desde 1987, trata-se do terceiro evento desportivo mais visto no planeta (atrás apenas da Taça do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos).
A sua última edição (ocorrida em 2007, na França) foi vencida pela selecção da África do Sul que, com essa vitória, igualou-se à Austrália, ambas agora com dois títulos.
Outros importantes torneios o das Seis Nações disputado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França e Itália; e o Três Nações, disputado pela Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.