10 desportos de inverno extraordinários
O inverno é a época do ano que permite todo o tipo de diversão e de atividades ao ar livre. É possível exercitar a força física sem derramar uma única gota de suor e tudo graças ao clima seco e fresco. Em alguns lugares, o inverno significa apenas uma mera brisa suave ou um estreitamento no ar. Noutros lugares, o inverno é um grande manto de neve branca. Há alguns desportos radicais que são praticados especificamente nos meses de inverno, tendo em conta as condições climáticas únicas, especialmente a neve e o gelo. Naturalmente, estes são desportos que não podem ser reproduzidos em qualquer outra época do ano. Segue-se uma lista que colige 10 dos melhores exemplos:
1. Snowboard alpino
O snowboard alpino é uma submodalidade dentro do snowboard que é normalmente praticada em pistas preparadas especificamente para o efeito. O snowboarding é um dos principais eventos dos Jogos Olímpicos de inverno desde que foi introduzido pela primeira vez em 1998. O equipamento necessário para praticar snowboard alpino apresenta mais semelhanças com os equipamentos que são utilizados no esqui do que propriamente com o equipamento utilizado no snowboarding tradicional. As pranchas utilizadas no snowboard alpino são mais longas e mais seguras para melhorar a capacidade de aderência. As botas dos snowboarders alpinos possuem revestimentos duros e outros equipamentos, tais como capacete, também são usados por causa das altas velocidades.
2. Esqui alpino
O esqui alpino, também por vezes designado como esqui downhill, permite aos seus praticantes deslizar abaixo de colinas cobertas de neve sobre esquis. Este desporto é tipicamente praticado com recurso a um equipamento chamado binding. Snowboarders profissionais e amadores praticam principalmente em resorts de esqui que oferecem serviços úteis à modalidade, tais como teleféricos, neve artificial, primeiros socorros e restaurantes. O equipamento de esqui alpino, que é tipicamente usado por esquiadores profissionais que correm o mundo à procura das melhores pistas marcadas, é normalmente transportado através de helicópteros ou snowcats. Esquiadores de elite participam neste desporto de inverno em diversos eventos importantes, tais como campeonatos mundiais de esqui e os Jogos Olímpicos de inverno.
3. Hóquei no gelo
O hóquei no gelo, à semelhança do hóquei em patins, é jogado entre duas equipas de patinadores que usam sticks para movimentar uma bola de borracha dura chamada puck. Este desporto é conhecido simplesmente como “hóquei” em países onde tem maior notoriedade, tais como o Canadá, os Estados Unidos e também em vários países europeus, como a Letónia e a Suécia. "Hóquei no gelo" é usado principalmente nos países onde o hóquei se assemelha ao hóquei em pista, como os países asiáticos e outros países europeus. Este desporto de inverno é bastante reputado por ser acelerado, o que lhe valeu o apelido de "o jogo mais rápido da Terra".
4. Patinagem artística
Indivíduos, duos ou grupos executam diversas acrobacias e figuras calçando uns patins e deslizando no gelo com suavidade impressionante. A patinagem artística também é conhecida como o primeiro desporto de inverno incluído nos Jogos Olímpicos no ano de 1908. Atualmente, existem quatro disciplinas em eventos olímpicos que são: homem individual, mulher individual, pares e dança no gelo. Há também numerosos tipos de patinagem artística praticados em todo o mundo, como patinagem sincronizada e patinagem em grupo. As classificações e competições de patinagem artística internacional são regulamentadas pela União Internacional de Patinagem. É considerado o desporto de inverno com mais seguidores e admiradores do mundo, devido à sua capacidade de proporcionar um verdadeiro show.
5. Salto de esqui
O salto de esqui é uma forma de esqui nórdica, onde os esquiadores descem a rampa de descolagem, dão um salto e tentam aterrar o mais longe possível. O fenómeno de descer a rampa de descolagem é chamado o inrun e os pontos são concedidos com base na distância do salto e estilo. Os esquis que são usados neste desporto são amplos e longos e medem entre 260 a 275 centímetros. Além de faixas de gelo, o salto de esqui também é praticado em superfícies artificiais no verão. Acredita-se que o salto de esqui tenha origem na Noruega. Olaf Rye, um tenente norueguês, é o primeiro saltador de esqui conhecido, tendo-se lançado 9,5 metros no ar como uma demonstração de coragem aos seus companheiros soldados em 1809.
6. Bobsled
Equipas de dois ou quatro participantes descem pistas congeladas a alta velocidade e cronometram a sua prestação. As primeiras faixas de Bobsled foram construídas em St. Moritz, Suíça. Os primeiros trenós projetados para transportar passageiros foram adaptados de trenós utilizados para serviços de entrega de produtos e anos mais tarde vários outros tipos de trenós foram desenvolvidos.
7. Slopestyle snowboarding
O Slopestyle é um tipo de desporto de inverno onde os atletas do esqui ou snowboard descem um percurso que inclui uma variedade de obstáculos, tais como trilhos, saltos e outras características acidentadas do terreno. Amplitude, originalidade e qualidade dos truques são os três principais critérios necessários para pontuar mais alto. É considerado por muitos que as raízes desta modalidade são a combinação do skate com o BMX.
8. Curling
Neste desporto, os participantes deslizam uma espécie de pedra redonda numa folha de gelo para uma área alvo. A principal área-alvo é segmentada em quatro círculos concêntricos. A boa estratégia e o trabalho em equipa são as maiores exigências neste desporto. Assim, não é de estranhar que o curling tenha sido apelidado de "xadrez no gelo".
9. Combinado nórdico
O combinado nórdico é um tipo de desporto de inverno, onde os participantes competem no esqui cross-country e em saltos de esqui. O primeiro grande evento de combinado nórdico foi realizado em Oslo em 1892. O rei Olav V da Noruega participou nesta modalidade no Ski Festival Holmenkollen na década de 1920. Este evento foi introduzido pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de inverno em 1924. O combinado nórdico foi dominado pelos noruegueses e finlandeses, mas esta supremacia foi quebrada pela primeira vez pelo alemão Georg Thoma, quando ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de inverno de 1960.
10. Skeleton
O skeleton é considerado um dos desportos de inverno mais rápidos, onde os participantes montam e deslizam num pequeno trenó enquanto deitados de barriga para baixo numa pista congelada. Os trenós podem atingir velocidades superiores a 130 quilómetros por hora. O skeleton (esqueleto) deve o seu nome à aparência óssea do trenó usado neste desporto. Este desporto de inverno foi introduzido pela primeira vez no programa olímpico para os Jogos Olímpicos de inverno de 2002.