Andebol, um desporto magnetizante

Penalty andebol

Gosta de desporto? Gosta de golos? Gosta de velocidade? Gosta de emoção? Se a sua resposta a estas questões foi sim, então deveria experimentar o Andebol, um desporto magnetizante.

Basicamente, o Andebol é um desporto de equipa (praticado tanto por homens como por mulheres) onde duas equipas de sete jogadores (um guarda-redes e seis jogadores de campo) driblam e trocam a bola entre si, com o objectivo de marcar golo. A bola de Andebol é bem mais pequena do que a bola de futebol, para que possa ser agarrada com uma só mão.

A origem do Andebol remonta à antiguidade clássica, ou seja, à Grécia antiga. Passados muitos séculos, o dinamarquês Holger Nielsen concebeu as regras do Andebol moderno, no ano 1898 (publicando-as em 1906), no entanto estas regras ainda estavam longe das que hoje conhecemos. No princípio, o Andebol era jogado num campo de futebol de onze, na relva e com onze jogadores de cada lado, tal como no futebol só que os golos eram marcados com a mão.

Todavia, nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, o Andebol foi pela primeira vez jogado por duas equipas de sete jogadores cada e num pavilhão. As regras mudaram e o jogo ganhou mais vivacidade, emoção, velocidade e competitividade.

Por esta altura já deve estar a pensar nas regras desta fabulosa modalidade e sem mais demoras elas aqui estão, não todas, porém as mais elementares:

  1. O Andebol é jogado num campo coberto, com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura (40mx20m), e em cada metade do campo existe uma baliza. Em frente de cada baliza há uma área semicircular, que dista da baliza cerca de 6 metros. Importa reter que existe também uma linha a tracejado que se denomina de linha de 9 metros (porque se encontra a 9 metros da baliza).
  2. A duração de um jogo de Andebol é de duas partes de 30 minutos, onde cada equipa tem direito a um pedido de desconto de tempo.
  3. Depois de ter sido marcado um golo, a equipa que sofreu o golo tem de ir ao meio-campo recomeçar o jogo.
  4. O guarda-redes é o único jogador a poder pisar a área de 6m sem ser assinalada falta. A bola pode ser tocada ou agarrada no ar, sem ser em contacto com o solo (na área de 6m).
  5. Cada jogador só poderá reter a bola em sua posse durante 3 segundos e só poderá dar três passos com a bola na mão. Depois de ter dado os três passos o jogador terá de driblar, com uma só mão, para progredir em movimento com a bola. Caso o jogador depois de ter driblado agarre a bola com ambas as mãos, não poderá driblar novamente, pois seria assinalada falta e consequente livre, terá de passar ou rematar. Será considerada falta se o jogador der mais de três passos com a bola na mão.
  6. As faltas são, geralmente, marcadas no local onde são cometidas. Caso o contacto entre os jogadores for duro e em zona frontal da baliza, perto da linha de 9m, a equipa atacante, isto é, do jogador que sofreu a falta, terá direito a um livre de 9m. Se a falta for cometida durante uma clara oportunidade de golo é assinalado um livre de 7m (espécie de penálti do futebol) e em alguns casos o jogador que comete este tipo de faltas é excluído 2 minutos.

Neste momento já está familiarizado com o Andebol, e sabia que alguns jogadores colocam resina nas mãos para agarrarem melhor a bola? È verdade! A resina é de pinheiro, contudo é materializada artificialmente. Agora vou desvendar um pequeno segredo, alguns jogadores põem resina nas mãos para poderem dar um efeito à bola aquando do remate, ou seja, o jogador remata desviado do guarda-redes, com a bola a bater no chão, levando um efeito dado com a força do pulso e na altura em que a bola bate no solo ela dirige-se para a baliza (este remate chama-se de “rosca”).

O Andebol é um desporto espectacular, devido à beleza dos golos e ao ritmo alucinante a que a partida é jogada. Olhe por si e agarre numa bola de Andebol, junte uns amigos e é tempo de ACÇÃO!!! Tenho a certeza de que vão adorar e de que vão passar muito bem o tempo.

Desporto: 
A sua votação: