O que é o hóquei em patins e como pode ser jogado

O hóquei em patins é um desporto extraordinário e isso deve-se à velocidade desta modalidade e à incerteza que existe em relação ao resultado final de um determinado jogo. Saiba o que é o hóquei em patins e como pode ser jogado e perceba porque é que este desporto é tão apreciado na Europa.

A história do hóquei em patins

Não se conhece ao certo a origem do hóquei em patins, mas estima-se que esteja ligado a desportos muito antigos. Existem indícios históricos que remetem esta modalidade desportiva para o Antigo Egito e para Grécia. No entanto, alguns historiadores acreditam que o hóquei em patins e o hóquei em gelo são uma variante do jogo Bandy, muito praticado pelos índios americanos.

Porém, independentemente das versões em que se acredite, a sua origem oficial é atribuída a Inglaterra. Em termos competitivos, ele começou a ser jogado a partir de 1905, mas o primeiro Campeonato Europeu só foi disputado em 1926 e o primeiro Mundial em 1936. Ambas as competições foram vencidas pela seleção inglesa. No entanto, o hóquei em patins foi a primeira modalidade de patinagem a ser reconhecida como desporto olímpico no Jogos Olímpicos de Barcelona no ano de 1992.

Atualmente, o hóquei em patins é um desporto praticado em mais de 60 países diferentes, mas é na Europa que esta modalidade desportiva se destaca, nomeadamente em Portugal, Espanha, Itália e em Inglaterra.

As regras principais do hóquei em patins

  • Um jogo de hóquei em patins exige a presença de duas equipas de 5 elementos, sendo que um deles é o guarda-redes e os restantes são jogadores de campo. Além dos 5 jogadores titulares, cada equipa poderá ter 5 jogadores suplentes para substituir os jogadores mais cansados que possam estar em jogo. Todos os jogadores devem estar com os patins calçados para entrar em campo.
  • O campo de jogo deve ser plano e liso e pode ser feito em madeira ou em cimento. Para a segurança de todos os praticantes, à semelhança do que acontece no andebol e no basquetebol, a superfície não deve ser escorregadia para evitar o aparecimento de lesões.
  • Os jogadores devem conduzir a bola com o auxílio de um stick e devem procurar fazer o golo, isto é, colocar a bola no fundo das redes da baliza do adversário. Se o fizerem, a equipa ganha a vantagem de um golo e no final do jogo ganha quem tiver conseguido marcar mais golos.
  • Um jogo de hóquei em patins tem a duração de duas partes de 25 minutos, separadas por um intervalo de 10 minutos. Este desporto tem dois árbitros principais para ajuizar a partida e dois cronometristas para parar o tempo de jogo sempre que o encontro é interrompido.
  • Os árbitros de um jogo de hóquei em patins podem sancionar um jogador ou técnico com uma advertência verbal, cartão azul (expulsão durante dois minutos) ou cartão vermelho (expulsão definitiva).

Equipamentos necessários para a prática do hóquei em patins

Para jogar hóquei em patins, é necessário reunir os equipamentos seguintes:

  • Patins de rodas
  • Stick
  • Calções e camisola desportiva
  • Meias
  • Material de proteção, como caneleiras, joelheiras e cotoveleiras
  • Luvas e capacetes específicos para a proteção dos guarda-redes

Como começar a jogar hóquei em patins

O hóquei em patins não é um jogo complicado de ser praticado, mas exige muito treino e preparação física dos seus atletas à semelhança de outras modalidades desportivas. Para o fazer corretamente, é fundamental saber andar de patins e usar todos os equipamentos de segurança.

Se tiver a vontade e o desejo de começar a jogar, procure nos clubes, associações ou ginásios locais da sua região. Este é um desporto coletivo e, como tal, é natural que existam outras pessoas que partilhem os mesmos gostos que os seus. Tenha o cuidado de não praticar na rua ou em qualquer outro local irregular, uma vez que isso é suficiente para a contração de lesões graves.

Depois de ter iniciado os treinos, deve ter cuidado com a sua alimentação e ingerir alimentos ricos em fibra para ter mais força e energia.

Em jeito de conclusão, o hóquei em patins é um desporto fantástico que pode ser praticado por qualquer pessoa. Trata-se de uma modalidade desportiva emocionante e de resultado imprevisível que cativa não só pela sua beleza de jogo, mas também pela sua velocidade de execução.

 

Desporto: 
A sua votação: