Golfe na neve: tacadas em branco

Jogador de golfe na neve

Considerado um dos muitos desportos de Inverno radicais, em termos de regras e estratégias de jogo, o snow golf em nada difere do golfe tradicional tal e qual o conhecemos – o que o distingue é mesmo o ambiente de jogo que passa de verde a branco, de sol a neve e gelo. Quem já experimentou, confessa que é uma experiência inesquecível. 

História com gelo

Embora o mediatismo em torno do golfe na neve tenha explodido há relativamente pouco tempo – meados dos anos 90 – a história conta-nos que já existe seguramente desde o século XVII, altura em que na Holanda se jogava o “Kolf” uma espécie de golfe na neve que era uma das actividades de Inverno mais populares. Desde 1997 que se disputa todos os anos – a não ser que o tempo não permita – o Campeonato Mundial de Golfe no Gelo, uma prova muito procurada pelo desafio, mas também pelas paisagens magníficas da Gronelândia. Em 2007 realizou-se a primeira edição do Campeonato Mundial de Golfe na Neve que, sendo exclusivamente voltado para amadores, oferece um prémio chorudo de 1 milhão de dólares, o muito cobiçado “Million Dollar Putt”.

Uma questão de ambiente

Os entusiastas do golfe na neve e/ou no gelo são, regra geral, fãs e praticantes do golfe em geral – apenas querem poder praticá-lo todo o ano, em qualquer local, independentemente das condições climatéricas. De uma coisa não há dúvida – esta vertente do golfe é um desporto de Inverno radical e em franca ascensão. Descubra as principais diferenças entre o golfe tradicional e o golfe na neve:

  • O campo verde dá lugar a campos completamente brancos, cobertos de neve e gelo, compactados por maquinaria pesada de forma a tornar o terreno o mais liso possível.
  • Em vez de ser branca, a bola é vermelha ou alaranjada.
  • Em vez de ter 18 buracos, o campo tem apenas 9 buracos.
  • As distâncias são aproximadamente 5 a 7% mais curtas do que aquelas verificadas num campo tradicional.
  • As condições climatéricas são muito mais instáveis e imprevisíveis no que toca ao golfe de neve e, por isso mesmo, por vezes é necessário adaptar o campo e até as regras do jogo.
  • Os golfistas têm de carregar o seu próprio equipamento, uma vez que, por motivos de segurança, os carrinhos ou buggys não circulam na neve.
  • Em vez de vestuário leve e os sapatos de golfe com pitons, é necessário calçar botas de neve e roupa bastante quente.

Dicas para jogar snow golf

Com a natureza a determinar o desenho do próprio campo de golfe, jogar na neve ou no gelo pode ser realmente espectacular e, depois de algumas tacadas de treino e aquecimento, qualquer golfista depressa se adapta a estas condições, no mínimo, radicais. O principal “inimigo” de quem pratica esta modalidade é, de facto, o frio – por isso mesmo, aconselha-se vestuário quente e em camadas, sem descurar botas adequadas. Recomenda-se ainda o uso de luvas que podem ou não ser retiradas na hora das tacadas, bem como óculos de sol para evitar o reflexo da luminosidade na neve.

Top 4 cold spots

Actualmente, já são muitos os aficionados por este desporto que improvisam campos de golfe em pleno Inverno ou então, em países que mantêm temperaturas mais quentes ao longo de todo o ano, recorrem a neve artificial para poderem dar algumas tacadas no white, em vez de no green. Porém, existem alguns campos específicos de snow golf que, reconhecidos mundialmente, oferecem, sem dúvida, a partida mais original que algum golfista já teve o prazer de disputar. Saiba onde gostam de jogar estes golfistas que não têm medo do frio:

Uummannaq, Gronelândia

Esta ilha remota da Gronelândia é palco do prestigiado Campeonato Mundial de Golfe no Gelo, contando com a imprevisibilidade da Mãe Natureza que todos os anos, na Primavera, derrete camadas de gelo suficientes para revelar um campo novo (ou seja, muitas vezes modificado) que permite algumas boas partidas de golfe na neve.

St. Moritz, França

Orgulhando-se de possuir um dos campos de 18 buracos mais elevados do mundo, não é de estranhar que, no Inverno, enquanto alguns trocam o golfe pelo ski, outros preferem manter-se pelo golfe. A popularidade deste local e da prática do golfe na neve incitou a organização do “Chivas Life Snow Gold Championship” que decorre todos os anos neste refúgio francês.

Obertauern, Áustria

Depois de já ter recebido o Campeonato Mundial de Golfe na Neve em 2009, esta pequena vila escondida nos Alpes vai voltar a ser palco desta prestigiada prova já em 2010. Nessa altura, o ski vai ficar certamente relegado para segundo plano.

St. Catherine de la Jacques Cartier, Québec, Canadá

Um dos poucos campos de golfe de neve na América do Norte, tem ainda mais duas importantes vantagens: permite a prática da modalidade até finais de Abril e fica junto ao famoso Hôtel de Glace, um hotel de gelo para prolongar a experiência árctica.

Vídeo Demonstrativo

Desporto: 
A sua votação: