Tudo o que precisa de saber sobre o voleibol de praia

O voleibol de praia é uma atividade desportiva que proporciona muitas horas de diversão e de descontração a todos os seus praticantes. Entre um set e outro, os jogadores podem refrescar-se com um mergulho no mar e aproveitar os benefícios de praticar uma modalidade desportiva ao ar livre. Por outro lado, permite-lhes ganhar força e resistência física em todos os músculos, principalmente das pernas e dos braços. Saiba tudo sobre o voleibol de praia e perceba porque é que este desporto é tão benéfico para a saúde do corpo e da mente.

O que é preciso para começar

Para começar a praticar este desporto, é necessário delimitar o recinto de jogo. Utilize uma fita que contraste com a cor da areia de modo a facilitar a visualização da área de jogo. Em seguida, demarque 8 metros de largura por 16 metros de comprimento. Tenha o cuidado de não fixar as linhas do campo com ganchos para que não existam acidentes. Depois disso, coloque a rede ao meio, forme as equipas e comece a jogar.

Na prática desta atividade, é aconselhável que proteja os dedos das mãos, pois o impacto da bola pode provocar fissuras e calosidades ou até mesmo lesões. Por outro lado, é recomendável que use roupas práticas e leves e que tenha sempre à mão um bom protetor solar.

O tempo de jogo

As partidas de voleibol de praia não são marcadas pelo tempo de jogo ao contrário de outros desportos como o futebol ou andebol, mas sim pelos pontos que os jogadores/equipas conseguem conquistar. O serviço realizado por uma das equipas a partir da linha de fundo marca o início ao jogo.

O objetivo principal do jogo

O objetivo principal do jogo é fazer com que a bola ultrapasse a rede e atinja a área da equipa adversária. A outra formação, por sua vez, deve evitar que isso aconteça. O jogador que recebe a bola - recetor, dirige-a para o distribuidor e este cria a jogada para os pontas (de entrada ou de saída). Os atacantes (pontas) têm a função de jogar a bola para a área contrária através de um remate forte ou toque em habilidade de modo a sobrevoar o bloco defensivo da outra equipa.

Cada equipa de voleibol de praia pode dar até três toques na bola antes de a passar para o campo do adversário e o mesmo jogador não pode dar dois toques consecutivos. A competição segue dentro desses moldes até que a bola caia numa das áreas, estabelecendo assim um ponto.

Como é contabilizada a pontuação

O jogo de voleibol de praia tem um total de três sets e quem vencer dois deles ganha o respetivo encontro. Cada ponto é marcado quando a bola bate no solo do campo do adversário. Assim sendo, para vencer um set, a equipa deve marcar 21 pontos e/ou estabelecer uma vantagem mínima de dois pontos em relação ao oponente direto.

Empate de pontos

Se as equipas empatarem a 21 pontos, o jogo deve prolongar-se até que uma delas consiga estabelecer dois de diferença.

Empate de sets

Se cada equipa conquistar um set, o desempate decidir-se-á através do “tie-break”, isto é, o conjunto que marcar 15 pontos e estabelecer uma vantagem de dois pontos de diferença ganha o respetivo encontro. Cada equipa pode ter até um período de descanso e esse tempo não deve ser inferior a 30 segundos.

Algumas recomendações importantes

Na prática desta modalidade desportiva existem muitas dicas importantes que todos os praticantes devem seguir, como por exemplo:

  • Usar uma bola que seja indicada para a prática da modalidade. Esta deve ser coberta em couro flexível ou sintético
  • Usar sempre boné e óculos escuros para proteger a cabeça e os olhos dos raios ultravioletas
  • Hidratar-se durante as partidas, especialmente se o sol estiver muito forte
  • Molhar constantemente a areia para evitar queimaduras nas solas dos pés
  • Fazer um bom aquecimento antes de começar o jogo
  • Não usar brincos, piercings, anéis ou outros tipos de bijutarias que possam causar contusões
  • Manter as unhas pequenas para controlar melhor os movimentos da bola

Curiosidades para quem se inicia na prática do voleibol

Para todos os que seguem as regras oficiais deste desporto e que estão a dar os primeiros passos na modalidade, é preciso ter em consideração os aspetos seguintes:

  • As equipas devem ser formadas, no máximo, por dois a quatro jogadores. Nos Jogos Olímpicos, o desporto é apenas praticado em duplas.
  • A rede que se encontra no centro do terreno deve ter 2,43 metros de altura para os homens e 2,24 metros de altura para as mulheres.

Contudo, para quem quer apenas jogar voleibol de praia de forma não oficial, os jogos podem ser realizados de acordo com as regras normais do voleibol, com equipas de seis jogadores.

 

A sua votação: